Romances que inspiraram muitos outros, que encantam leitores de todas as idades e que viraram filmes premiados fazem parte da conquista desta grande mulher. Uma estrela das Literaturas Inglesa e mundial.
JANE AUSTEN: ULTRAPASSANDO AS BARREIRAS DO TEMPO
Marcadores:
Biografia
,
CINEMA
,
Jane Austen
,
Literatura
,
LIVROS
VALENTINA SAMPAIO ENTREVISTADA PELO GLOBO
Um papo com Valentina Sampaio, a primeira modelo trans a ser garota-propaganda da L’Oréal Paris no Brasil.
É OU NÃO É? DIA INTERNACIONAL DA MULHER COM MODELO TRANSGÊNERO VALENTINA SAMPAIO
A L’Oréal Paris surpreendeu positivamente o público com seu vídeo de comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
VALENTINA SAMPAIO: MODELO CEARENSE
Olha só o Ceará fazendo bonito, gente! Isso mesmo! Literalmente, fazendo bonito com a modelo Valentina Sampaio.
MÚSICA BOA? TEM!
E sobre música boa e música ruim, tenho que admitir que de todas as versões que já ouvi da bela canção de Chico Buarque "Deus lhe pague", quase enlouqueço para chegar a uma lista.
MÚSICA RUIM? TEM?
Cazuza (cantor, compositor e poeta brasileiro)
Vou dar início a esta postagem com uma das falas de Cazuza, ele, que foi, é e sempre será um dos melhores cantores para se ouvir e admirar:
|
"O PEQUENO PRÍNCIPE" - O FILME
O livro escrito pelo aristocrata, escritor, poeta e pioneiro da aviação Antoine de Saint-Exupéry, "O Pequeno Príncipe", lançado em 1943 é um livro mais que famoso, e todos já sabem.
Marcadores:
Antoine de Saint-Exupéry
,
CINEMA
,
LIVROS
,
O Pequeno Príncipe
O PEQUENO PRÍNCIPE - SINOPSE E ELENCO DO FILME
Quer saber um pouquinho a respeito do filme lançado no ano passado, que foi inspirado no livro do Principezinho?
Marcadores:
Antoine de Saint-Exupéry
,
CINEMA
,
LIVROS
,
O Pequeno Príncipe
GISELE BÜNDCHEN E SEUS AMORES...
Quem vê nem acredita que a supermodelo Gisele Bündchen, apesar de linda, inteligente, simpática e bem sucedida, tem uma lista de relacionamentos tão curta.
Marcadores:
Gisele Bündchen
,
OUTROS
"AH, OS AMIGOS!"... NOSSOS E DE RACHEL DE QUEIROZ...
Estudava a sexta série, referente hoje ao quinto ano, quando uma professora muito especial ensinava uma sala na qual eu conquistaria amizades que valem ouro e colegas inesquecíveis, quando li este texto. Só depois, descobri que era de autoria dela, a cearense de Fortaleza, Rachel de Queiroz.
Marcadores:
Literatura
,
LIVROS
,
OUTROS
,
Rachel de Queiroz
AMIZADE PARA VER E OUVIR
Se você ainda não entendeu o significado da amizade, então não é uma pessoa feliz, mas posso te dar umas dicas para a melhor compreensão deste sentimento enriquecedor.
Para tanto, vou te sugerir umas coisinhas simples e valiosas aqui.
Para iniciar, a série é longa e já foi finalizada, então, assista à série "Glee", além de textos e temas envolventes e emocionantes, é recheada de musicais maravilhosos.
O elenco coleciona prêmios desde antes da série ser lançada, são excelentes atores, dançarinos e encantam o telespectador.
Glee - personagens principais da 1ª temporada. |
Na série há diversas músicas, mas hoje, recomendo "Hey, soul sister!", interpretação original da banda Train, mas ainda mais linda na versão cantada pelos The Warbles. (veja o clipe)
The Warbles |
De carona, nesta vibe de clipes, assistam ao vídeo em que a apresentadora Eliana canta a música "Amiga" para a mãe Eva, no programa "Sabadão Sertanejo" com Gugu Liberato. (veja a apresentação)
Eliana e a mãe Eva. |
E já que estamos falando de apresentadoras, olha só a homenagem feita pela Rainha dos Baixinhos à sua empresária Marlene Mattos.
A letra fala da amizade forte que unia as duas na época e é uma forma de agradecimento pela ascensão da apresentadora, antes, ex-modelo, à sua empresária. Vale a pena conferir. (clipe)
Xuxa Meneghel e Marlene Mattos. |
Vamos mais fundo neste túnel do tempo ao rever a Turma do Balão Mágico cantando "Amigos do peito" ao lado de Fábio Júnior. Não tem como resistir às carinhas de Mike, Tob, Jairzinho e Simony nem à poesia que traz a letra da canção. (assista)
Turma do Balão Mágico e Fábio Júnior |
Mas quando se fala de canções que falem de amizade, temos que falar de Roberto Carlos e Erasmo Carlos.
Erasmo Carlos e Roberto Carlos: amigos desde 1958 |
Um dos momentos mais emocionantes do show comemorativo de 50 anos da carreira de Roberto Carlos foi a participação especial de Erasmo Carlos, seu fiel companheiro desde 1958, com quem canta "Amigo". O espetáculo reuniu 68 mil pessoas no estádio do Maracanã, no rio de Janeiro. "É a maior emoção que já vivi na minha vida. Quando estava lá em Cachoeiro, jamais imaginei que poderia viver um momento como esse, cantar no Maracanã olhando nos olhos de vocês", disse o cantor durante o show que contou a participação de Wanderléia, e que foi transmitido ao vivo pela Rede Globo em 11 de julho (mês em que se comemora o dia do amigo) de 2009. (confira a apresentação)
Erasmo Carlos e Roberto Carlos em 11 de julho de 2009 |
Há na minha humilde opinião, duas lindas canções em forma de dueto, que muito me esclarecem o sentido lindo da amizade, a primeira é de José Carreras e Sarah Brightman, intitulada "Amigos para Siempre" (clipe), a segunda é nas vozes mágicas do inesquecível Emílio Santiago e Verônica Sabino "Tudo o que se quer" (clipe). Vale informar que as duas músicas têm suas versões em diversos idiomas, inclusive na voz da dupla brasileira Jane & Herondy, com "Amigos para Sempre". A última, trata-se da versão de uma das músicas do clássico musical O Fantasma da Ópera.
Mas o hino a ser memorável neste dia do amigo, é e sempre será a música de Milton Nascimento, "Canção da América". A letra é belíssima, a melodia toca corpo, alma e coração, ou seja, despensa todo e qualquer comentário. (clipe).
Milton Nascimento |
SER AMIGO É UMA ARTE!
Se você tem amigos, preserve-os, torne a amizade recíproca, faça cada instante perto ou longe ser especial, seja numa careta, num emoji, numa piada, num áudio, seja através dos clássicos cartas, bilhetes, cartões ou visitas surpresas.
DESEJOS MEUS EM "DESEJO", DE PABLO NERUDA
Neste dia 20 de julho, dia em que é comemorado o dia do amigo, dedico este poema de um dos meus poetas favoritos: Pablo Neruda, a todos os meus amigos e amigas.
Marcadores:
Literatura
,
Pablo Neruda
,
POEMAS
VICTOR HUGO: MARAVILHOSO!
Para quem se interessa por Victor Hugo, segue aqui um resumo biográfico deste novelista, poeta, dramaturgo, ensaísta, artista, estadista e ativista pelos direitos humanos francês de grande atuação política em seu país.
DIA MUNDIAL DO ROCK
Hoje, 13 de julho, é o Dia Mundial do Rock pro bebê, pra beber, pra quem não bebe, pra quem tem bebê e pra quem já não é mais bebê há muito tempo.
O RETORNO DO JOVEM PRÍNCIPE
Marcadores:
Antoine de Saint-Exupéry
,
LIVROS
,
O Pequeno Príncipe
EGO
Não imaginas nem sonhas
Na ânsia e no crédito da espera
Em claras ou escuras paredes,
Em céu nublado ou escampo,
Em coloridas mentes
Ou nas criaturas de uma só cor.
Horas passas a qualquer coisa fazer.
Coisa qualquer que te aparte à monotonia:
Uma música a ouvir
A lembrança minha,
O televisor ligado
E as pinceladas engraçadas na tela.
O tédio te alivia e te livra
De em mim pensares por ínfimos instantes.
A dilação das novelas e os sumários filmes
À exaustão e à melancolia te levam.
Até te imaginas num deles,
Mas antes do epílogo, a chorares, vais à catre.
Na decoração do quarto, nenhuma foto sua,
E folhas rabiscadas pelo chão.
Preenchida uma com palavras sem nexo.
Arroja ao chão o último bloco a inquietude.
Portas abertas e caminhos sem rumo.
Um magote à vista do desenfado,
Mas a solidão é constante lembrança
A cada risos e trelas.
Despedes-te do sol,
Comemoras a aparição da estrela primeira
E à casa voltas,
Repleto de uma esperança nunca sentida.
No teu refúgio, a inapetência,
mas na alma, a gula.
E no quarto, estrela nenhuma.
A par do travesseiro: abraço forte e decepção.
E as fotos na parede?
E a estrela na noite do céu?
E a tua vazia mente?
Choras pelos cantos e não vês na vida um sentido,
Há falta de intensidade em seu sorriso,
Não sabes da Felicidade, da Alegria nem do Amor.
E assim, sofres, porque ainda não me conheceu.
Ciomar Amil
Marcadores:
Feito por mim
,
POEMAS
IRENE LISBOA... DO CÉU, ATÉ NO NOME.
Graças ao mundo mágico da Literatura, temos a oportunidade de conhecer pessoas fantásticas que dá vontade, muitas vezes, de colocá-las dentro de um potinho e guardá-las para sempre na cabeceira da nossa cama, a fim de nos lembrarmos delas, sempre. É assim que me sinto em relação à escritora portuguesa Irene Lisboa.
Pense, num ser humaninho adorável!(assista ao documentário)
Foi uma mulher intensa, única, considerada uma pessoa bem à frente de seu tempo e que transbordava "humanidade".
Irene do Céu Vieira Lisboa nasceu no dia 25 de dezembro de 1892, numa vila chamada Arruda dos Vinhos, em Lisboa, capital de Portugal. Seu falecimento ocorreu no dia 25 de novembro de 1958, na mesma capital onde nascera.
Importante escritora, pedagoga e professora portuguesa do século XX, Irene Lisboa se formou pela Escola Normal Primária de Lisboa, continuou seus estudos na Suíça (onde conheceu o grande teórico da aprendizagem Jean Piajet), na França e na Bélgica, onde se especializou em Ciências da Educação.
Infelizmente, Irene teve a infância e a adolescência carregadas de amarguras e de solidão, uma vez que sua família não soube lhe dar amor, o que refletiu bastante em suas obras.
Diante do cenário político, econômico e social de Portugal, no início do século XX, combateu fortemente os ideais da política vigente de seu país. Muito lutou pelas causas sociais, principalmente pelas que se relacionassem às mulheres e à educação. No entanto, não foi tão livre na expressão de suas ideias, visto que viveu o período da Ditadura Militar de Salazar em Portugal, no qual foi exercido um grande controle sobre a expressão pública do pensamento, impedindo-a, assim, de transmitir suas opiniões com mais clareza.
A escritora dedicou boa parte de sua vida à sua arte, desa maneira, sua obra é muito vasta.
Escreveu contos como os publicados em 1926, no seu primeiro livro "Treze Contarelos", destinado ao público infantil, teve publicadas poesias do tipo intimista nos livros "Um dia e Outro dia - Diário de uma mulher", em 1936 e "Outono havias de vir", em 1937, o diário "Solidão", em 1939, obra que é símbolo de seu estilo. Esta incrível mulher escreveu também, prosa de ficção de cunho autobiográfico como as novelas "Começa uma vida", em 1940, e "Voltar atrás para quê?", em 1956, além de textos pedagógicos e crônicas abordando temas concretos do cotidiano, nos quais buscava valorizar as pequenas coisas do povo, criticando implicitamente os valores burgueses.
Segundo Ilda Moreira, sua amiga e com quem dividiu sua casa por muitos anos, Irene era uma pessoa com grande riqueza emocional e tinha um incrível poder de observação. Ela era cheia de curiosidade por tudo o que a rodeava, por isso, sentia a necessidade de escrever e de contar sobre tudo o que via. O aspecto humano sempre foi essencial para Irene Lisboa, e assim, gostaria que se lembrassem dela, como uma escritora - mulher - forte, corajosa, muito demasiadamente humana e sensível ao drama de seu semblante.
Por fim, vos deixo com as palavras de Jacinto do Prado Coelho ao falar sobre a obra dessa grande escritora:
"Ainda a propósito dos seus livros, diz-se que tudo o que produziu reage a uma desolada situação de uma mulher alta e livre num mundo atrasado meio pequeno-burguês, conseguindo vencer a solidão, graças a uma convivência aberta à gente simples da rua, da escada de serviço, com quem se integra no seu próprio linguajar através dos seus livros".
A seguir, dois trechos ilustrados de poemas de Irene Lisboa:
Devo deixar bem claro, que sem a super contribuição da minha querida Isabelle Gonçalves, esta postagem não teria esta riqueza de informações, desde já o "muito obrigado" em meu nome e de todos os que visitarem esta postagem.
A ÜBERMODEL É BRASILEIRA
Como uma garota simples, do interior do Rio Grande do Sul tornou-seu ma das maiores celebridades do mundo?
Marcadores:
Gisele Bündchen
,
OUTROS
O PEQUENO EM FRASES ILUSTRADAS
Marcadores:
Antoine de Saint-Exupéry
,
LIVROS
,
O Pequeno Príncipe
ALEGRANDO-SE COM UM FIO DE CABELO BRANCO
SEJA UM LUMEN: ILUMINE!
TEM UMA NOVA CANÇÃO NO VENTO
Não é sabido ainda se o título da canção de abertura do "Criança Esperança - 2016" é Tem uma nova canção ou
UM SHOW DE EMOÇÕES
Com o tema "Juventude", o show deste ano do Criança Esperança foi um espetáculo de emoções.
Não é sempre que num só evento abordam-se tantos temas sociais como o preconceito racial e social, a igualdade entre os gêneros, a ditadura da beleza e a diversidade sexual de uma só vez. Ainda estou
MAIS DO PRÍNCIPE
Trago desta vez, para vocês, informações relacionadas aos personagens e seus respectivos significados na mágica obra de Antoine de Saint-Exupéry. (Download do Livro)
Marcadores:
Antoine de Saint-Exupéry
,
CINEMA
,
LIVROS
,
O Pequeno Príncipe
INTRODUÇÃO AO PEQUENO PRÍNCIPE
Em 1943 foi lançado um dos dez livros mais vendidos do mundo e o segundo com maior número de traduções. (Download do Livro)
O livro do "Principezinho", como também é
Marcadores:
Antoine de Saint-Exupéry
,
CINEMA
,
LIVROS
,
O Pequeno Príncipe
,
TEATRO
SUFOCO MATINAL
A me invadir de repente um aperto.
Forte e insuportável dor a sentir.
Almejos de fora pôr o que preso aqui está.
Há lhano alguém a quem posso revelar?
Marcadores:
Feito por mim
,
POEMAS
Assinar:
Postagens
(
Atom
)