ALÉM DA SALA DE AULA - ANÁLISE


Já assisti um montão de vezes. E quem disse que a "Sessão da Tarde" não exibe bons filmes?
A atriz Emily VanCamp, que ganhou destaque ao interpretar a vingativa Amanda Clarke ou Emily Thorne na série "Revenge", dá vida à professora Stacey Bess.

O dramático filme baseado em fatos reais foi dirigido por Jeff Bleckner e conta a história de Stacey, uma jovem de 24 anos que engravidou aos dezesseis, impossibilitando a conclusão de seus estudos no tempo certo.

Jeff Bleckner
Mais tarde, casada e com dois filhos, ela se forma, e em seguida, conquista seu primeiro emprego numa escola localizada num abrigo temporário em Salt Lake City, Estados Unidos.


Inicialmente, Stacey precisa superar seus próprios preconceitos, pois mesmo que a profissão seja um sonho desde criança a ser realizado, jamais esperava deparar-se com a realidade daquele ambiente escolar localizado nas proximidades de onde passa um trem que faz tremer todo espaço e numa sala de aula em que alunos de variadas faixas de idade estudam na mesma turma. Há algumas críticas que não podem deixar de serem questionadas, como o conselho dado pela professora a quem Stacey substitui em passar filmes para que os alunos possam se acalmar quando estiverem descontrolados, conselho este, em desacordo com a ideia de ensino da jovem.

Professora Stacey Bess (Emily VanCamp)
Pais desinteressados, filhos desestimulados e rebeldes, a isenção de órgãos que deveriam ser responsáveis por darem um melhor atendimento à escola e às pessoas que ali vivem são alguns dos percalços a serem enfrentados pela professora substituta.

Vale ressaltar aqui, que o processo de ensino dos Estados Unidos é bem diferente do de outros países, mesmo este de que trata obra cinematográfica. No filme, a professora Stacey dá aulas para uma só turma multisseriada.

A situação da escola a sequer um nome possuir, tratada sempre pelo termo "sem nome" é tão degradante, e o descaso das autoridades é tanto que a jovem professora chega a gastar boa parte de seu salário na ornamentação e organização da sala de aula.

Mas sua insistência em melhorias lhe traz como retorno livros didáticos e carteiras para os alunos que antes se sentavam em caixotes e banquinhos improvisados e organizados frente à TV, pois os poucos livros que ali havia estavam cobertos de poeira, entregando assim o desuso dos mesmos.


O filme faz o telespectador refletir a respeito do papel do educador, uma vez que sua importância no ensino ultrapassa as paredes da sala de aula e os muros da escola, assim como o papel da família, esta resgatada em "Além da Sala de Aula" de forma sofrida, porém exitosa, pela professora Stacey.

As metáforas tocam o lado mais sensível da alma. A pulseira com os dizeres "minha amiga" como um presente de um dos alunos que só no final se identifica, a metodologia da professora anterior que anotava os nomes dos alunos mais trabalhosos numa parte do quadro negro no "canto da vergonha", a tiara comprada pela professora por cinquenta centavos dada a uma aluna que se escondia por trás dos longos cabelos que por retribuição lhe dá seu deu bichinho de pelúcia, as aulas de artes muito bem executadas por um simples senhor aposentado, a vida que é gerada no ventre da professora que descobre a gravidez num exame a crescer junto com as vidas que ela gera na sala de aula, enfim, o filme é todo um presente não só para quem está à frente dos alunos, o educador, como também para os mesmos e para aqueles que devem se responsabilizar por eles.

A professora presenteando Dana com uma tiara (Isabella Acres)
"Além da Sala de Aula" mostra o amor e a dedicação como exemplo de vida e de esperança, mesmo quando tudo parece ser contrário às expectativas. É uma superação de obstáculos enfrentados que prende o telespectador do início ao fim sem causar nele surpresas extraordinárias ou sofrimentos exagerados, ainda que trate de um contexto real.

A professora retorna à sala com sua filha recém nascida nas últimas cenas do filme
Fora dos cinemas e na vida real os serviços prestados pela educadora Stacey Bess foram reconhecidos por diversos prêmios, incluindo o National Jefferson Award. Ela e seu marido estão casados há mais de 30 anos e são pais de seis crianças.

A verdadeira Stacey Bess

6 comentários

Topo