JANE AUSTEN: ULTRAPASSANDO AS BARREIRAS DO TEMPO


Romances que inspiraram muitos outros, que encantam leitores de todas as idades e que viraram filmes premiados fazem parte da conquista desta grande mulher. Uma estrela das Literaturas Inglesa e mundial.
Dois séculos após sua morte ocorrida em 18 de julho de 1817, causada pelo mal de Addison, doença em que as glândulas suprarrenais ou glândulas adrenais não são capazes de produzir quantidades suficientes de seus hormônios, a inglesa Jane Austen é uma das mais famosas escritoras desse e de todos os tempos.
Seus romances mais populares “Orgulho e preconceito”, “Razão e Sensibilidade” e “Persuasão”, a consagraram por seus afiados diálogos e pela ironia que tinham como principal alvo criticar a sociedade provinciana inglesa do século XVIII.


Nascida em 16 de dezembro de 1775, em Hampshire, na Inglaterra, a filha do reverendo George e de Cassandra Austen, Jane foi a segunda mulher de duas entre irmãos. Foi para um internato aos oito anos de idade junto com sua irmã Cassandra, a quem se referia como sua melhor amiga, para que as duas tivessem uma educação formal.

Aquarela feita por Cassandra Austen, 1810 - Único registro original de Jane.
Percebe-se muito de Jane nas personagens de seus romances.
Teve sempre contato com a leitura, pois livros não lhe faltavam nem no colégio interno nem no acervo bibliotecário da família.
Já na adolescência, Jane escrevia comédias, como em “Lady Susan”, seu primeiro livro bem acabado. escrito aos dezenove anos. Em 1797, Austen já havia escrito dois romances: "Razão e Sensibilidade" e “Orgulho e Preconceito”. Os livros foram oferecidos a um editor pelo pai da escritora, porém, foram rejeitados, vindo a serem publicados entre 1811 (Razão e Sensibilidade) e 1813 (Orgulho e Preconceito), assinados sob o codinome de “uma senhora”.
Nos romances “Emma”, “Mansfield Park” e “A abadia de Northanger”, a autora buscou retratar a sociedade da época, na qual a mulher via no casamento a única forma para a ascensão social, deixando clara a opinião da escritora apresentada ironicamente nos diálogos e contradições dos personagens.
Percebe-se uma escrita autobiográfica nas obras de Jane, que nunca se casou. Acredita-se que ela teve muitos namorados, chegando, inclusive a aceitar um pedido de casamento do qual fugira.
Jane Austen morreu aos 42 anos, deixando inacabado seu último romance “Sanditon” publicado no livro “Obras inacabadas”.


Como dá pra notar, Jane é uma artista antológica e ultrapassa as barreiras do seu e de todos os tempos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo