UM POEMA E UMA CANÇÃO


E o que é uma canção? Uma canção é um poema bem feito. Ou um poema bem feito é uma canção?

Para postar um de meus poemas preferidos, gostaria também de falar sobre uma maravilhosa música.
O poema a seguir é de Cecília Meireles.

Cecília Meireles
Sua ligação com a letra da canção? Nada com nada. Mas para mim, os dois conversam baixinho, ali, no recanto da cozinha, logo depois de uma festa ou de um almoço de domingo. E almoço de domingo não é uma festa?
Leia com atenção:


Percebe-se neste poema um “eu” lírico em primeira pessoa a descrever sua própria face num momento em não mais a reconhece. Tal constatação se dá através das negações à aceitação dos traços adquiridos pelo tempo e das mudanças refletidas na profunda e dolorosa melancolia de quem passou por sofridas experiências na vida.

A canção de autoria de Paula Toller, cantora e compositora brasileira, atualmente em carreira solo, também conhecida como vocalista da banda Kid Abelha, e de George Israel, compositor, guitarrista e saxofonista brasileiro, e também membro da mesma banda, tem como título "Amanhã é 23".

Paula Toller
George Israel
Veja o clipe da música na versão acústica em 2002.




Acompanhe a letra:

Amanhã é 23


As entradas do meu rosto
E os meus cabelos brancos
Aparecem a cada ano
No final do mês de Agosto

Há vinte anos você nasceu
Ainda guardo um retrato antigo
Mas agora que você cresceu 
Não se parece nada comigo 
Esse teu ar de tristeza 
Alimenta a minha dor 
Tua pose de princesa 
De onde você tirou 

Amanhã, amanhã 
Amanhã, amanhã 

Amanhã é 23 
São oito dias para o fim do mês 
Faz tanto tempo que eu não te vejo 
Queria o teu beijo outra vez.


A melodia fazia parte do álbum "Tomate", e ocupava a oitava (8ª) faixa do CD lançado em agosto (mês 8) de 1987.

A música, provavelmente, narra a história de uma mulher que sofre de depressão, que se acentua no final do mês de agosto de cada ano. Em seguida, é revelada a causa de sua depressão, no dia seguinte, 23 de agosto, por isso o título da canção, sua filha completará 20 anos de idade, mas tem um comportamento arrogante e rebelde.

A mãe já não a vê há anos, e mesmo certa de que beijar e abraçar sua filha são coisas que não vão acontecer, ela, tristemente, sonha com isso.
Supõe-se que a garota fugiu de casa e que deve ser totalmente indiferente ao sofrimento da mãe.

Curiosamente, 23 de agosto é a data de aniversário da Paula Toller.

Infelizmente, esta banda, que eu, particularmente, amo demais, teve seu fim anunciado pela própria Paula, em abril deste ano.

Bruno Fortunato, Paula Toller e George Israel



2 comentários

  1. Interessante é que pelo que pesquisei a mãe de Paula a abandonou. Ela foi criada pelos avós paternos e o pai que morava com eles. Seria uma ideia (desejo) de que sua mãe pudesse ter esse sentimento à distância? Paula é de 23/Ago.

    ResponderExcluir

Topo