“Arte é o amor tornado público”
Para os que criticam a exposição do amor sob qualquer forma ou qualquer manifestação,
leiam com atenção a frase dita por Hernando (o ex RBD Miguel Arango) interpretado por Alfonso Herrera, quando, durante uma aula, tem uma foto sua em momentos íntimos com seu namorado Lito Rodrigues (Miguel Ángel Silvestre) exposta para toda a turma.
leiam com atenção a frase dita por Hernando (o ex RBD Miguel Arango) interpretado por Alfonso Herrera, quando, durante uma aula, tem uma foto sua em momentos íntimos com seu namorado Lito Rodrigues (Miguel Ángel Silvestre) exposta para toda a turma.
Hernando (Alfonso Herrera) |
Isso já nos faz aumentar a ansiedade para o que fora aguardado por meses de espera para ver essas oito pessoas em ação.
E quando se fala em ação, vale lembrar que as duas horas deste especial natalino, que para mim foi mais que um presente, não dá para deixar passar em branco as cenas em que Wolf cheio de fúria recebe ajuda de Sun para enfrentar uma gangue, muito menos não salientar a cena da orgia e a comemoração de todos ao som de Hallelujah, do cantor e compositor canadense Leonard Cohen, morto em 7 de novembro deste ano.
A indireta a Aml Ameen, intérprete de Capheus na primeira temporada, é evidenciada na fala de seu personagem, agora na responsabilidade do ator Toby Onwumere, quando este responde anteriormente, ao seu amigo na série a respeito da mudança de seu rosto:
Toby Onwmer (o novo Capheus) |
“Rostos mudam, mas o coração não.”
Fica a dica para o impetuoso e vislumbrado ator que não mais faz parte do elenco, além de, na minha humilde opinião, poder tratar-se também, de uma referência às próprias criadoras da série.
É notória a mensagem transmitida por Lana Wachonski, agora sozinha na produção da série, já que sua irmã Lilly, logo após a mudança de sexo decidiu focar na vida pessoal, em refamiliarizar as personagens, e nada melhor que usar o natal como plano de fundo para que Will (Brian J. Smitih) e Riley (Tuppence Middleton) passem juntos, ainda que o jovem se preocupe com o pai voltando ao vício do álcool depois do sumiço de seu filho. A fuga de Nomi (Jamie Clayton) e Amanita (Freema Agyeman) para a casa da família de sua amada levando também seu amigo para a ceia, nos mostra a importância da família assim como a aceitação da mãe de Lito ao ver a exposição a que seu filho se encontra com a sua homossexualidade assumida.
Antes e depois das irmãs Wachosnki, criadoras da série. |
E o que dizer do gesto de carinho das colegas de prisão de Sun (Doona Bae) ao subornarem os guardas para lhe entregar presentes no dia de seu aniversário?
Sun na prisão. |
E aí vem uma questão: seria uma alusão da série, uma vez que todos os oito personagens nasceram no mesmo momento ao nascimento do filho do Criador? Quem sabe...?
O foco deste especial é sim a comemoração do amor, e as ações que envolvem a história não passam de figurantes, quase imperceptíveis, seja no incidente na lua de mel de Kala (Tina Desa), por sinal, muito engraçado se não fosse trágico. Tal afirmação é observada na explicação da roteirista da série sobre a decisão de dar início à segunda temporada com um episódio especial de natal:
“Quando eu era criança, eu adorava os especiais de Natal a que eu assistia… Há algo a respeito de aniversários e das festas de fim de ano que nos faz notar coisas sobre os outros… Vemos como as crianças cresceram, como nosso cabelo ficou branco… Eu queria contar uma história, neste primeiro episódio, que fosse sobre tempo e presença. E como as novas vidas experienciadas por esses personagens os fez sentir empoderados contanto que estivessem juntos.”
É necessário ressaltar a excelente atuação de Donna Bae, principalmente neste episódio. Sua personagem brilha de forma tão comovente que o telespectador chega muitas vezes a sentir o sufoco de sua prisão não apenas no sentido real.
As palavras de Sun sobre o sexo para Kala ao visitá-la definem esta palavra, que ainda é um tabu nos dias atuais, é tudo:
“O sexo não é algo coisa para se ter medo. É algo para ser venerado. Desfrutado.”
Isso bem depois de um flash back seu para lá de quente.
Kala visita Sun na prisão |
Para finalizar, vamos voltar ao início. Então, que tal fazermos a belíssima arte de tornar o amor público?
Esta cena é melhor que a da primeira temporada. |
Nenhum comentário :
Postar um comentário