BOTO ROSA


Se você sair para assistir quadrilhas ou simplesmente para se divertir por aí no período em que se comemoram os festejos juninos, muito cuidado ao ser galanteada. Você pode estar prestes a se tornar vítima do Boto Rosa.

Esta lenda tem sua origem na Amazônia, e de acordo com ela nas noites de lua cheia ou nas festas do mês de junho, o boto rosa sai do rio Amazonas e se transforma em um belo rapaz. Bem vestido, jovem e elegante, costuma usar ternos e calça na cor branca combinando com sua cartola.


Mas como assim? Cartola à noite?!

Pois bem. Dizem que ele usa a cartola para disfarçar o pontiagudo nariz e para esconder o furinho que possui no centro da cabeça, uma vez que sua transformação não é completa. Vale lembrar que o boto é um animal mamífero e têm pulmões como nós, seres humanos, e que o buraco que o animal tem na cabeça é para que ocorra sua respiração.

Alguns afirmam que o jovem rapaz sai por aí a visitar festas e bailes, dançando e se divertindo até encontrar uma moça bonita para xavecar, voltando a sua forma original logo que o dia amanhece.


Acontece que o rapaz não é tão gentil como parece. Nas noites em que sai para passear, o jovem, com seu jeito de galã seduz a jovem mais bela do evento e como um encanto a leva para as margens do rio convidando-a para um mergulho.


E é nesse mergulho que o bicho pega. Como num passe de mágica, todas as moças com quem o Homem-Boto sai surgem grávidas no dia seguinte.


Para os índios Tupis, existe um deus chamado Uauiará que também se transforma em boto, além de namorar as mulheres mais bonitas da tribo.

Ainda hoje, na região amazônica, muitas mães solteiras afirmam que seu filho tem como pai o Boto Rosa.

Infelizmente, há outras lendas que não são muito legais de serem ouvidas, como o fato de muitos considerarem o olho do boto uma espécie de amuleto para atrair paixões impossíveis. Dizem até, que para uma mulher ser conquistada, basta apenas que o homem que a deseja olhe para ela através do olho do boto.


Outros espalharam que o boto além de encantar as mulheres, também é responsável por virar os barcos, acabar com os peixes e por afogar crianças. Então, caçam-no e ao capturarem os bichinhos os fazem de iscas para pesca.


Cabe a nós cuidar muito bem do nosso golfinho de águas doces: o Boto Rosa.





Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo