A DIVERSIDADE LGBT NA TELEDRAMATURGIA BRASILEIRA


É impressionante como em pleno século XXI, ainda há pessoas que se surpreendem com cenas que denunciam o amor de tantas maneiras.
Já era para se disser "passou-se o tempo" em que o beijo entre pessoas do mesmo sexo foi notícia principal em programas de fofocas ou da imprensa sensacionalista. 

Gente, o Michael Jackson e a Madonna são símbolos dos anos 80, e ainda assim, a Lady Gaga choca muita gente com seus clipes. É um tanto quanto irônico como muitos de nós, em meio a mais moderna tecnologia, nos permitamos o choque ao ver um beijo entre pessoas do mesmo sexo ou ao presenciarmos e infelizmente até, não aceitarmos as diferenças. 

Teremos realmente ultrapassado a idade da pedra? 

E a luta para a aceitação não é de agora, olha só... 

Este é Rodolfo Augusto, personagem de Ary Fontoura na telenovela global "Assim na Terra como no Céu", exibida na década de 70, na qual interpretava um carnavalesco com comportamento fora dos padrões tradicionais da época. 

Rodolfo Augusto (Ary Fontoura) - "Assim na Terra como no Céu"
Na mesma década, a emissora também exibia "O Rebu", e o ator Ziembinsky interpretou Conrad, um homem apaixonado por seu protegido Cauê, personagem de Buza Ferraz.

Sílvia (Bete Mendes), Cauê (Buza Ferraz) e Conrad (Ziembynski) - "O Rebu"
Na trama ele mata Sílvia, interpretada pela atriz Bete Mendes, depois de perceber o interesse de Cauê pela moça. 

Nos anos 80 era a vez de "Vale Tudo" trazer Cristina Prochaska na pele de Laís, que no início da novela trocava carícias com Cecília (Lala Dehelnzelin).

Cecília (Lala Dehelnzelin) e Laís (Cristina Prochaska) - "Vale Tudo"
Num acidente de carro Cecília morre, porém, Marília, interpretada pela bela atriz Bia Seidl surge para fazer par com Laís. 

Laís (Cristina Prochaska) e Marília (Bia Seidl) - "Vale Tudo"
"Um Sonho a mais" de Daniel Más e Lauro César Muniz trouxe a irreverência de Ney Latorraca, Marco Nanini e Antônio Pedro. Os três, travestidos, interpretavam Anabela, Florisbella e Clarabela, respectivamente. 

Anabela (Ney Latorraca), Florisbella (Marco Nanini) e Claraela (Antônio Pedro) - "Um Sonho a Mais" 
Mais tarde, Sílvio de Abreu surpreende os telespectadores com um casal homo afetivo em 1995, em "A Próxima Vítima". Sandrinho e Jefferson tiveram a aceitação do grande público, no entanto, André Gonçalves chegou a ser agredido nas ruas durante a trama, assim como Lui Mendes, intérprete de Jefferson. 

Sandrinho (André Gonçalves) e Jefferson (Lui Mendes) - "A Próxima Vítima"
Infeizmente, Sílvio de Abreu não teve a mesma resposta do público em "Torre de Babel", novela exibida na mesma década, tendo que matar as personagens Rafaela (Christiane Torloni) e Leila (Sílvia Pfeifer) durante a explosão do shopping. 

Leila (Sílvia Pfeifer) e Rafaela (Christiane Torloni) - "Torre de Babel"
A Dona Armênia (Aracy Balabanian) não gostou nada ao ver uma de “suas filhinhas” travestido de mulher em “Deus nos Acuda”. Jandir Ferrari dava vida à Gina, antes Gino, um dos irmãos de Gerson (Gerson Brenner) e Gera (Marcelo Novaes) 

Dona Arménia (Aracy Balabanian) com "as filhinhas" - "Deus nos Acuda"
Em seguida, lá vinha Agnaldo Silva com "Suave Veneno". Diogo Vilela dava vida ao vidente Uálber, um homem cheio de traumas de infância provocados pelo pai que chegou a levá-lo a um prostíbulo quando ele era apenas uma criança. O vidente era unha e carne com seu amigo Edilberto, personagem de Luiz Carlos Tourinho. 

Uálber (Diogo Vilela) e Edilberto (Luiz Carlos Tourinho) - "Suave Veneno"
E nos anos 2000 Manoel Carlos nos presenteava com o casal Clara e Rafaela, em "Mulheres Apaixonadas", personagens de Alinne Moraes e Paula Picarelli, respectivamente. Rolou até selinho das duas. 

Clara (Alinne Moraes) e Rafaela (Paula Picarelli) - "Mulheres Apaixonadas" 
"Senhora do Destino", de Agnaldo, trouxe a milionária Jenifer, personagem da Bárbara Borges que se apaixona pela médica Eleonora (Mylla Christie). As duas moças passam a morar juntas no fim da trama e ainda adotam um bebê.

Jenifer (Bárbara Borges) e Eleonora (Mylla Christie) - "Senhora do Destino"
Na mesma novela, a gente se divertia com o Bira de Luiz Henrique Nogueira que terminou com o fortão Turcão, personagem de Marco Vilela. 

Bira (Luiz Henrique Nogueira) e Turcão (Marco Vilela) - "Senhora do Destino"
Não teve beijo, apesar da grande torcida, mas quem não torcia pelo final feliz de Júnior (Bruno Gagliasso) e o cowboy Zeca (Erom Cordeiro) em "América", da autora Glória Perez? 

Júnior (Bruno Gagliasso) e Zeca (Erom Cordeiro) - "América"
Maneco trouxe no folhetim "Páginas da Vida" um casal já formado. Thiago Picci deu vida ao músico Marcelo, casado com Rubinho (Fernando Eiras). Os dois terminaram adotando o filho da empregada. 

Marcelo (Thiago Picci) e Rubinho (Fernando Eiras) - "Páginas da Vida"
Casados também eram Rodrigo e Tiago, personagens de Carlos Casagrande e Sérgio Abreu. Os dois formavam um casal muito bem sucedido e moderno na trama assinada por Gilberto Braga e Ricardo Linhares "Paraíso Tropical". 


Rodrigo (Carlos Casagrande) e Tiago (Sérgio Abreu) - "Paraíso Tropical"
Em 2007, a emissora Record exibia "Caminhos do Coração", novela em o ator Claúdio Heinrich interpretava o discreto Danilinho, jovem que escondia sua homossexualidade da família e dos colegas de trabalho. 

Danilinho (Cláudio Heinrich) - "Caminhos do Coração"
"Duas Caras" substituía "Paraíso Tropical" e novamente, Agnaldo Silva trouxe o personagem para lá de carismático Bernardinho, personagem de Thiago Mendonça que passou toda a trama levando foras e mais foras do mais que hétero Carlão (Lugui Palhares). O rapaz não resistiu e os dois ficaram juntos no final da novela. 


Bernardinho (Thiago Mendonça) e Carlão (Lugui Palhares) - "Duas Caras"
Guilherme Weber deu vida ao homossexual assumido Benny que ainda conseguiu arrancar um beijo do personagem de Bruno Garcia, Pedro, na minissérie “Queridos Amigos". 


Guilherme Weber e Bruno Garcia
o beijo dos dois em "Queridos Amigos"
Orlandinho (Iran Malfitano) era um rapaz bastante confuso em "A Favorita", que se apaixonou por Halley (Cauã Reymond), mas terminou casado com Maria do Céu (Déborah Secco). 


Orlandinho (Iran Malfitano), Maria do Céu (Déborah Secco)  Halley (Cauã Reymond) - "A Favorita"
Na mesma trama Lília Cabral deu vida à Catarina, uma mulher em um sofrido casamento com um marido agressivo e ignorante, que se torna amiga de Stela (Paula Burlamaqui).


Lília Cabral e Paula Burlamaqui
As duas terminam viajando juntas, deixando um tom de romance no ar. 


Stela (Paula) e Catarina (Lília) - "A Favorita"
Como esquecer o bordão “Choquei! Fiquei rosa chiclete” de Cássio, interpretado pelo ator Marco Pigossi em “Caras e Bocas" de Walcy Carrasco?


Marco Pigossi e Klebber Toledo - "Caras e Bocas"
E do simpático Cid (Klebber Toledo)? 


Cássio e Cid - "Duas Caras"
Everaldo Júnior em “A Grande Família” tinha uma filha e no final do seriado teve até direito a casamento. Um dos personagens do ator Fábio Porchat. 


Júnior (Fábio Porchat) - "A Grande Família"
A Record apresentou em “Bela, a Feia” o ator Sérgio Menezes interpretando Diogo, um arrogante publicitário que mantinha uma relação com Diego, personagem de Daniel Erthal. 


Diogo (Sérgio Menezes) e Diego (Daniel Erthal) - "Bela, a Feia"
No remake de “Ti-Ti-Ti”, André Arteche interpreta o cabelereiro Julinho, então namorado de Osmar, morto no início da novela.


Julinho (André Arteche) e Osmar (Gustavo Leão) - "Ti-Ti-Ti"
Ao final, Julinho acaba se envolvendo com o surfista Thales (Armando Babaioff). 


Julinho e Thales (Armando Babaioff)
Também na mesma trama, Rafael Zulu deu vida ao afetado jornalista da revista “Moda Brasil”, Adriano. Em um dos episódios ele recebe até uma pegada forte de Massa, vivido por Marcos Frota. 


Massa (Marcos Frota) e Adriano (Rafael Zulu)
O ator Leonardo Miggiorin deu vida ao divertido metrossexual Tomás em “Cobras e Lagartos”. Na trama até saia ele usou. 


Leonardo como Tomás - "Cobras e Lagartos" e como Roni ao lado de  Natalie Lamour (Déborah Secco)
Interpretou também, o promoter Roni, amigo de Natalie Lamour (Déborah Secco) em “Insensato Coração”. Em um dos episódios ele mesmo demonstra preconceito contra homossexuais. Na cena ele provoca Chicão (Wendell Bendelack), um nordestino que sofre agressões de um grupo de pitboys durante a trama. 


Roni provocando Chicão (Wendell Bendelack) - "Insensato Coração"
Na mesma novela, Rodrigo Andrade vivia o conturbado estudante de Medicina Eduardo, que não se aceita homossexual até ter o apoio da mãe, interpretada pela atriz Louise Cardoso e do professor Hugo, personagem de Marcos Damigo, por quem se apaixona. 


Eduardo (Rodrigo Andrade) e Hugo (Marcos Damigo) - "Insensato Coração"
Em “Sangue Bom”, o jovem Felipe (Josafá Filho) sofria na adolescência pela dúvida e pelo medo de sua orientação sexual. Até encontrar a resposta no decidido Peixinho, personagem de Júlio Oliveira. 


Felipe (Josafá Filho) e Peixinho (Júlio Oliveira) - "Sangue Bom"
O SBT também não ficou para trás. Na novela “Amor e Revolução” de Thiago Santiago, era exibido o primeiro beijo entre duas mulheres. As belíssimas atrizes Gisele Tigre e Luciana Vendramini viveram uma linda história de amor como a jornalista Marina e a advogada Marcela.


Gisele Tigre e Luciana Vendramini
A cena entrou para a história da televisão brasileira. 


Marina (Gisele Tigre) e Marcela (Luciana Vendramini) - "Amor e Revolução" 
E o Crodoaldo Valério, mordomo homossexual conhecido como Crô, de “Fina Estampa” que saiu da novela para o cinema? 


Crô (Marcelo Serrado) - "Fina Estampa"
“Império”, telenovela de Agnaldo Silva, trazia José Mayer na pele de Cláudio Bolgari, homem casado e pai de dois filhos que tinha um caso com Leonardo, personagem de Klebber Toledo.
Houve até um beijo entre os dois. 


Cláudio (José Mayer) e Leonardo (Klebber Toledo) - "Império"
Paulo Betti também deu um show na mesma trama, como o caricato fofoqueiro Téo Pereira. Curuzes... 


Cláudio e Téo Pereira (Paulo Betti) - "Império"
O seriado “Malhação ID” tirou do armário o personagem Alexandre (William Barbier), que acaba assumindo sua homossexualidade depois de uma frustrada noite de amor sem sexo com uma de suas amigas. 


Alexandre (William Barbier) - "Malhação ID"
O ator Kayky Brito, numa participação mais que especial no folhetim adolescente interpretou um homossexual assumido que dá uma cantada rápida em Bruno (Rodrigo Simas). 


Personagem de Kayky e Bruno (Rodrigo Simas) - "Malhação"
O humor não fica para trás. Na “Escolinha do Professor Raimundo”, o seu Peru dava um show, tanto na versão original com Orlando Drummond como no remake com o ator Marcos Caruso. O mesmo vale para Rodrigo Sant’Anna, intérprete da irreverente Valéria no “Zorra Total” e seu bordão: Ai como eu tô bandida! 


Seu Peru (Orlando Drummond e Marcos Caruso) - "Escolinha do Professor Raimundo" e Valéria ( Rodrigo Sant'Anna) - "Zorra Total"
O “Zorra” também apresentou o afetado Alfredinho (Lúcio Mauro Filho) sempre acompanhado do pai machista Maurição (Jorge Dória), que insistia em converter o filho. 


Alfredinho (Lúcio Mauro Filho) e o pai Maurição (Jorge Dória) - "Zorra Total"
Os trans arrasaram nas telas. Olha só a lista: 

Miguel Magno como a Dona Roma em “A Lua me Disse” 



Ailton Graça como Xana Summer em “Império”; 



Matheus Natchergaelle como o divertidíssimo Cintura Fina em “Hilda Furacão” 



Luís Salém como a Ana Girafa em “Aquele Beijo”; 



Floriano Peixoto e o sucesso de Sarita em “Explode Coração”; 



Cláudia Raia em “As Filhas da Mãe” como Ramona, depois de mudar de sexo; 



E teve espaço até para hermafroditas. Quem não lembra de Maria Luiza Mendonça como a Buba na novela “Renascer”, par romântico de José Augusto (Marco Ricca) e da bela Ana Paula Arósio na série “Mulher”? 


Buba (Maria Luiza Mendonça) e José Augusto (Marco Ricca) - "Renascer"
Na história de Luli (Ana Paula Arósio) revela que nem sempre é fácil identificar o sexo do bebê durante a gravidez, principalmente em quadros clínicos como o da personagem. A atriz vive uma modelo de sucesso que apresenta um caso raro de intersexo, no qual o bebê exibe um corpo feminino, mas apresenta partes de órgãos genitais masculinos subdesenvolvidos. Infeliz no seu relacionamento com Jorge, participação especial de Rodrigo Santoro, Luli procura ajuda junto da Dra. Martha (Eva Wilma) e da Dra. Cris (Patrícia Pillar). 


Ana Paula Arósio na série "Mulher"
Em “Babilônia” duas feras da televisão arrebentaram.


Fernanda Montenegro e Natália Timberg
Suas personagens Teresa e Estela - "Babilônia"
A atuação das amigas Fernanda Montenegro e Natália Timberg foi tão boa na interpretação do casal Teresa Petruccheli e Estela Amaral quanto na atuação do decidido Ivan, personagem de Marcelo Mello Jr. que sofreu para que Sérgio (Cláudio Lins) se assumisse. 


Marcelo Mello Jr. e Cláudio Lins
O beijo de seus personagens Marcelo e Sérgio no final da trama
A namoradinha do Brasil, Regina Duarte interpretou Esther, uma lésbica mãe de dois filhos gêmeos interpretados por Thiago Rodrigues e Maria Eduarda Carvalho em “Sete Vidas”. 


Esther (Regina Duarte) e seus filhos - "Sete Vidas"
Teve até espaço para reality show.

No Big Brother Brasil 14 as sisters Clara e Vanessa protagonizaram um romance mais do que quente. 


Clara e Vanessa do BBB14
E o Maneco fez Giovanna Antonelli e Tainá Muller arrasarem nos papéis de Clara e Marina na novela “Em Família”.


Giovanna Antonelli e Tainá Muller - "Em Família"
Um casal muito feliz e bem resolvido depois de muita relutância, visto que Clara era casada e tinha um filho. 


Clara (Giovanna) e Marina (Tainá) - "Em Família"
Henri Castelli interpretou o bissexual Felipe Cerqueira em “O Astro”. Felipe tinha um caso com Henri (João Baldasserine). 


Felipe (Henri Castelli) e Henri (João Baldasserine) - "O Astro"
As novelas de época “Gabriela” e “Êta Mundo Bom!” trataram do tema de forma singela. Gero Camilo interpretou Miss Pirangi no remake de "Gabriela". 


Miss Pirangi (Gero Camilo) - "Gabriela"
Já em “Êta Mundo Bom!” o médico Lauro (Marcelo Argenta) assume compromisso com o alfaiate Tobias (Cleiton Morais). 


Lauro (Marcelo Argenta) e Tobias (Cleiton Morais) - "Êta Mundo Bom!"
Rainer Cadete deu um show e tanto como o Visky em “Verdades Secretas”, assim como o casal de lésbicas Úrsula (Júlia Rabello) e Duda (Giselle Batista) em “A Regra do Jogo”. 


Visky (Rainer Cadete) - "Verdades Secretas"
Úrsula (Júlia Rabello) e Duda (Giselle Batista) - "A Regra do Jogo"
E como o melhor sempre fica para o final... “Amor à Vida” foi uma das novelas que entraram para a história da luta contra o preconceito. 


Félix (Mateus Solano) e Anjnho (Lucas Malvacini)
O excelente ator Mateus Solano interpretou o vilão Félix, um homem ambicioso que mantinha um caso com Anjinho, apelido de seu namorado extraconjugal, e sim, ele era casado e tinha um filho. Além desse casal, em outro núcleo da trama das nove, Marcelo Antony e Thiago Fragoso interpretavam o casal bem resolvido Eron e Nico. 


Eron (Marcelo Antony) e Nicolas (Thiago Fragoso)
No desenrolar da teledramaturgia era inevitável o telespectador não se envolver com a história e passar a torcer para que Félix e Nico terminem juntos. 


Félix e Nico
A cena do beijaço entre os dois atores no último capítulo levou a audiência lá para o alto e foi comentário até no exterior. 


o beijo do casal em "Amor à Vida"
E por último, claro, a polêmica cena de Caio Blat interpretando o jovem André e do ator português Ricardo Pereira na pele do capitão Tolentino em "Liberdade, Liberdade". 

André (Caio Blat) e Tolentino (Ricardo Pereira) - "Liberdade Liberdade"

Óbvio que a cena chocou muita gente, mas deu um tapa na sociedade preconceituosa atual. 



Um comentário

  1. Melhor novela, melhor casal, Amor a vida. Que na verdade nem lembro dos protagonistas.

    ResponderExcluir

Topo