O LUGAR ONDE VIVO


E assim já foi o nosso Rio Jaguaribe...

O texto que segue é de autoria de Ana Thalita da Silva, aluna da turma do 9° ano da Escola de Ensino Fundamental Francisco Venâncio da Silva. A estudante mora na comunidade do Córrego do Machado, mesmo lugar onde se localiza a entidade.

Ana Thalita
Vale a leitura do texto produzido a partir da pesquisa embasada em gêneros referentes à OLP - Olimpíada de Língua Portuguesa.
Em breve, mais produções.


Quando eu ria do rio

Já ouvi muitas pessoas falarem que a água doce nunca iria acabar. Até eu pensava assim. Mas ultimamente, e com o que tenho visto, acredito que tudo aquilo não era verdade.
Uma longa caminhada aquática chamada de Rio Jaguaribe era o motivo de muitas alegrias. para os pais ele proporcionava peixes variados, para as mães, longas conversas com as amigas enquanto lavavam as roupas, mas para mim, que ando sempre arrumada e muito bem alimentada, o rio era mais que fonte de alimento e água para minhas roupas estarem limpas.
Até a alguns meses atrás eu e meus amigos brincávamos de correr e de nadar, além de ficar olhando o reflexo dos raios de sol na água.
Mas então, algumas pessoas não se contentavam com os peixes que tinha e quiseram peixes maiores, como as tilápias, também os camarões super gigantes, porém, sem o mesmo sabor dos que antes eram pescados.
O rio que corria passou a ficar parado em buracos ambiciosos cheios de peixes e crustáceos, e aos poucos foi perdendo seus movimentos, suas águas, e eu, perdendo a alegria.
Hoje, um rio ainda corre. Sai dos meus olhos e banha meu rosto com lágrimas derramadas pela tristeza de ver rachado e seco um rio que não molha mais.

Ana Thalita da Silva

8 comentários

  1. Muito bom, compartilhando em 3... 2 ... 1... Pah compartilhado!

    ResponderExcluir
  2. Perfeito! Parabéns Thalita! Não são só em seus olhos que um rio corre, nos meus também, principalmente agora. E eu torço para que outras pessoas pensem como você é quem sabe um dia voltemos a aoroveitar o rio e suas maravilhas como antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos sonhamos com este momento. Enquanto não se concretiza, a gente só lamenta.

      Excluir
  3. Márcio, seus alunos estão aptos para assumir sei posto no blog. Parabéns a você e a eles. Orgulho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cadê aquele emoji que mostra a gente vermelho...? 'rs'rs'rs

      Excluir

Topo