Ditos populares, frases e expressões, todas estas palavras definem o significado de provérbio, pois transmitem aos que ouvem: ensinamentos e conhecimentos comuns da vida que vivemos.
A maioria dos provérbios são heranças da antiguidade, no entanto, são válidos pela eternidade, uma vez se relacionam de maneira universal com as pessoas e o meio no qual elas convivem. Por isso, não importa se foi seus avós ou bisavós que te falaram, os provérbios serão válidos para seus filhos, seus netos, bisnetos... e por aí vai...
Geralmente são fáceis de decorar e quase todos são de criação anônima, o que não diminui sua importância, e não importa qualquer que seja a situação, haverá sempre um provérbio para cada uma delas.
O provérbio que vos presenteio nesta manhã de 18 de outubro é de origem árabe e está escrito em forma de poema. Você poderá ler outros tão lindos quanto este, no livro “Provérbios Para Uma Vida Feliz”, de Alessandro Rocha.
Não diga tudo o que sabes.
Não faça tudo o que podes.
Não acredite em tudo o que ouves.
Não gaste tudo o que tens.
Porque...
Quem diz tudo o que sabe,
quem faz tudo o que pode,
quem acredita em tudo o que ouve,
quem gasta tudo o que tem
muitas vezes
diz o que não convém,
faz o que não deve,
julga o que não vê,
gasta o que não pode.
Provérbio árabe. In: ROCHA, Alessandro. Provérbios para uma Vida Feliz. São Paulo: Paulinas, 2012.
Desenvolver uma vida equilibrada, sensata, eis um desafio à construção de uma vida feliz.
Lupicínio Rodrigues |
Para fechar com chave de ouro, assistam a este vídeo lindo em que a música "Felicidade", do cantor e compositor brasileiro Lupicínio Rodrigues, na belíssima voz de Adriana Calcanhoto.
Nenhum comentário :
Postar um comentário