SOBRE ESTUPRO - INÍCIO


Sabe aquele tipo de assunto que a gente não gostaria nunca de ter que falar, mas que é necessário sempre ser lembrado? É assim que me sinto quando se trata de estupro.
Há, agora o blog vai migrar das artes para a criminologia? Não! E quem disse que a arte não serve para manifestar sobre temas como este?

Acontece que jamais me esquecerei de estar na frente da TV acompanhando uma novela das 18 horas, bem no comecinho do ano 2000.

O nome era "Força de um desejo" e era escrita por Gilberto Braga com a colaboração de Alcides Nogueira.

Gilberto Braga e Alcides Nogueira
Eu tinha 17 anos e lembro de minha mãe a se preocupar com minha crise de choro motivada pela cena na qual Cláudia Abreu na personagem de uma escrava branca era estuprada pelo malfeitor Higino Ventura interpretado pelo ator Paulo Betti. Impossível descrever com palavras o meu sentimento para o momento em que ele, depois de muito causar sofrimento à moça, chegando a obrigá-la a casar-se consigo, a soca com tanta violência que ela desmaia.

Cláudia Abreu
Paulo Betti
No mesmo ano, a série Malhação entrava na sua 7ª temporada e chocava o telespectador com a forte cena em que Bernardo Crisântemo, mais conhecido como Perereca, personagem de Márcio Kieling, chantageava, roubava, esmurrava e molestava Bia, muito bem interpretada pela jovem atriz Fernanda Nobre.

Márcio Kieling
Fernanda Nobre
O fato é que também não me esqueço de um carnaval, o ano não me recordo, mas ao final da festa ouvia gritos de uma garota que era empurrada e obrigada a caminhar pra frente enquanto um troglodita segurava seus cabelos e chutava-a repetidamente e com força. Eu era criança e nunca me senti tão incapaz. E atentem que nem foi um estupro. Tenho outras razões para justificar meu descontrole emocional quando se trata de violência contra a mulher, mas é preferível a mim não comentar. Bem, da jovem não tive notícias, já o rapaz, frequentou escolas, faz parte de uma sociedade hipócrita e não tem sucesso com mulher nenhuma.

Charlize Theron
Em 2003, o filme "Monster - Desejo Assassino" era lançado nos cinemas e contava a história da serial killer Aileen Wuornos, personagem que fez a atriz Charlize Theron ganhar o oscar de melhor atriz. No filme ela é violentada e estuprada numa das cenas mais tocantes que já assisti.

Grazi Massafera
No ano passado, estreava em junho "Verdades Secretas", telenovela na qual a atriz Grazi Massafera interpretava a modelo Larissa Ramos. Viciada e rebelde, a modelo sofreu estupro coletivo na reta final da trama. Sua majestosa interpretação rendeu-lhe inúmeros prêmios, entre eles "Os Melhores do Ano", "Troféu UOL" e "Troféu Imprensa".

Este ano, o tema estupro ainda é um dos mais comentados.

E quanto a você? Qual sua opinião? Que sentença seria justa para este ato?

Não perca as próximas postagens!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo